Começando

Imposto de retenção na Áustria

Última atualização: 10/09/2026, 16:36:00

Isenção de responsabilidade: Este conteúdo é apenas para uso informativo geral — não constitui aconselhamento fiscal, legal ou de investimento. A tributação de criptomoedas é pessoal e sujeita a alterações. Consulte um consultor fiscal independente antes de tomar quaisquer decisões relacionadas a impostos. Embora o KuCoin EU tenha preparado este artigo com cuidado razoável, não garantimos que as informações sejam precisas, completas ou atualizadas, e não aceitamos nenhuma responsabilidade por ações tomadas com base nele.

O que é o imposto retido sobre criptomoedas?

Novas regras que regulamentam a tributação de criptomoedas entraram em vigor em 1º de março de 2022 na Áustria. Por isso, somos legalmente obrigados a reter e recolher o imposto na fonte às autoridades fiscais austríacas em seu nome, garantindo total conformidade com as novas regulamentações fiscais austríacas.

De acordo com as novas regulamentações fiscais austríacas, as posições em criptomoedas são tratadas como "renda de investimentos de capital" e estão sujeitas a uma alíquota especial de retenção na fonte de 27,5%. Essas regulamentações se aplicam se você for residente fiscal na Áustria, independentemente da sua nacionalidade.

Quem está sujeito ao imposto na fonte na Áustria?

De acordo com as novas regulamentações fiscais da Áustria, KuCoin EU é obrigado a calcular e reter um imposto de 27,5% sobre a renda de criptomoedas para usuários que são residentes fiscais da Áustria.

Você é geralmente considerado residente fiscal na Áustria se:

  • Você tem um domicílio permanente ("Wohnsitz") na Áustria, ou
  • Você possui uma residência habitual (“gewöhnlicher Aufenthalt”) na Áustria. Uma residência habitual é o local onde você permanece sob circunstâncias que indicam que não está apenas temporariamente presente nesse lugar. Em qualquer caso, se você permanecer na Áustria por mais de 183 dias em um ano civil, você terá uma residência habitual na Áustria.

Você geralmente não é considerado residente fiscal na Áustria se:

  • Você não possui uma residência permanente ("Wohnsitz") nem uma residência habitual ("gewöhnlicher Aufenthalt") na Áustria, ou
  • Você possui apenas uma residência secundária (“Zweitwohnsitz”) de acordo com o Regulamento de Residência Secundária (“Zweitwohnsitzverordnung”) na Áustria, ou seja, o centro dos seus interesses de vida está no exterior há mais de cinco anos e este 
    apartamento, sozinho ou junto com outras residências domésticas, é utilizado por não mais de 70 dias por ano civil. Um registro dos dias de uso residencial doméstico é mantido. Além disso, não há residência doméstica de um cônjuge/parceiro potencialmente totalmente tributável com quem você não esteja permanentemente separado.

Nota: 

Atualmente, estamos atualizando nosso sistema para dar suporte corretamente aos requisitos de conformidade fiscal da Áustria, incluindo cálculos de impostos para usuários que se mudam para ou da Áustria. Devido à complexidade do regime de imposto retido na fonte austríaco, será necessário mais tempo para implementar essa função. Por isso, a opção de alterar seu país de residência ou residência fiscal para ou da Áustria está temporariamente indisponível.
​
Alterar sua residência fiscal, especialmente em relação à Áustria, pode afetar suas obrigações fiscais, incluindo possível tributação de saída. Recomendamos consultar um consultor fiscal qualificado para entender como a mudança pode afetá-lo.

Como é determinado se você é considerado sujeito ao imposto de retenção austríaco?

Você será perguntado a seguinte pergunta na seção de Autocertificação: Residência Fiscal:

Você é residente fiscal na Áustria?

  • Se você responder "Sim":

    • Você será tratado como sujeito ao imposto de fonte austríaco.
    • Você deve incluir a Áustria em uma das suas Jurisdição(ões) de Residência Fiscal.
    • Você também deve fornecer seu Número de Identificação Fiscal da Áustria (TIN).
  • Se você responder "Não":

    • Você será tratado como não sujeito ao imposto de retenção austríaco.
    • Você não deve incluir a Áustria em suas Jurisdição(ões) de Residência Fiscal, pois isso seria inconsistente com sua resposta à pergunta.

Importante: Certifique-se de que todas as informações fornecidas na sua autodeclaração fiscal estejam completas, precisas e consistentes. Utilizamos suas respostas autodeclaradas para aplicar o tratamento fiscal correto. Se você tiver dúvidas sobre seu status de residência fiscal, recomendamos consultar seu consultor fiscal. Geralmente, trataremos você com base na sua autodeclaração, a menos que informações adicionais indiquem o contrário.

Por que me é solicitado incluir meu País de Residência Principal como uma das minhas Jurisdições de Residência Fiscal?

Durante o cadastro, você primeiro fornecerá seu País de Residência Principal e posteriormente declarará sua(s) Jurisdição(ões) de Residência Fiscal.

Na maioria dos casos, o País de Residência Principal de uma pessoa também é uma das suas jurisdições de residência fiscal. Para ajudar a garantir que sua autodeclaração fiscal esteja completa e internamente consistente, verificamos se o País de Residência Principal declarado também está incluído nas suas Jurisdições de Residência Fiscal. Caso contrário, será necessário fornecer uma explicação razoável e enviar documentos comprovativos. Revise cuidadosamente suas informações para garantir que todas as declarações sejam precisas e consistentes antes de prosseguir.

Quando o imposto de retenção austríaco se aplica?

Os rendimentos provenientes de criptomoedas adquiridas em ou após 1º de março de 2021 estão sujeitos ao imposto de retenção na fonte austríaco de 27,5%. A base tributável compreende rendimentos correntes (por exemplo, juros de empréstimos) bem como lucros realizados com negociação de criptomoedas. Esses lucros também surgem quando criptomoedas são trocadas por moeda fiduciária (por exemplo, EUR ou USD) ou utilizadas para comprar um produto ou serviço (por exemplo, reservar um quarto de hotel e pagar a fatura com criptomoedas). 

Todos os transações estão sujeitas ao imposto de retenção austríaco?

As seguintes transações são isentas de impostos:

  • Vendas de criptomoedas adquiridas antes de 1º de março de 2021
  • Troca de criptomoeda por outra criptomoeda
  • Staking, airdrops, bounties e hardforks

Por favor, observe que as criptomoedas ganhas durante o staking ou como airdrop e bounty serão avaliadas com custo de aquisição zero. Consequentemente, ao vender essas unidades, o valor total dos proventos será tributado.

E se eu tivesse comprado uma criptomoeda antes de 1º de março de 2021, mas a tivesse depositado na KuCoin EU após 1º de março de 2021?

Suas criptomoedas estão classificadas como "Estoque Antigo". Isso significa que os ganhos de capital provenientes desses ativos geralmente não estão sujeitos ao imposto de retenção austríaco. No entanto, qualquer renda atual gerada por esses ativos (por exemplo, juros de empréstimo ou recompensas semelhantes) permanece sujeita ao imposto de retenção austríaco.

E se eu tiver comprado criptomoedas em ou após 1º de março de 2021 e depositado na KuCoin EU?

Suas criptomoedas estão classificadas como "New Stock". Elas são consideradas tributáveis sob o regime de imposto de retenção na fonte austríaco.

Por favor, forneça o seguinte, se conhecido:

  • Data de aquisição ou o período de aquisição, se as criptomoedas foram adquiridas em sequência
  • Custo de Aquisição (A quantia total que você pagou, convertida para EUR)

Importante: Para criptomoedas compradas em vários lotes, você pode fornecer o intervalo de datas das suas compras e o valor total gasto.

Como declaro um depósito contendo criptomoedas adquiridas parcialmente antes e parcialmente em ou após 1º de março de 2021?

Se suas criptomoedas depositadas foram adquiridas parcialmente antes e parcialmente em ou após 1º de março de 2021, divida a quantia total em entradas separadas com base nos respectivos períodos de aquisição. Para a porção adquirida antes de 1º de março de 2021, selecione "Comprado antes de março de 2021". Para a porção restante adquirida em ou após 1º de março de 2021, forneça as informações correspondentes de aquisição separadamente.

Como o imposto retido na fonte é calculado?

Seu ganho de capital é a diferença entre o preço de venda (o valor que você recebe ao descartar uma criptomoeda) e seu custo de aquisição (a quantia que você originalmente pagou por essa criptomoeda, incluindo quaisquer taxas de transação). O imposto retido é calculado em 27,5% do ganho de capital de cada transação.

Como funciona o "Reembolso de Impostos"?

Na Áustria, uma alíquota especial de 27,5% geralmente se aplica à renda tributável derivada de criptomoedas. Na medida em que a KuCoin EU for legalmente obrigada a reter o imposto sobre ganhos de capital (KESt), o imposto devido sobre a renda tributável será calculado e retido de acordo com as regulamentações fiscais austríacas aplicáveis.

O imposto realmente devido pode diferir do imposto inicialmente retido, especialmente devido a fatores como os custos de aquisição relevantes para imposto, ganhos de capital realizados, perdas e regras aplicáveis de compensação de perdas.

Se o cálculo final de imposto revelar que uma quantia superior ao imposto real sobre ganhos de capital foi retida, a diferença correspondente será creditada ao cliente, desde que permitido pelas exigências legais e fiscais aplicáveis. 

Isenção de responsabilidade: Esta página foi traduzida com IA para facilitar a leitura. Para obter as informações mais precisas, consulte a versão original em inglês.Mostrar original